quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Feriado chuvoso e frio...


...ideal para experimentar novas receitas, principalmente aquelas que dão um pouco mais de trabalho.

Faz tempo que estou querendo fazer uma re-leitura da torta salgada que minha mãe costuma preparar. Chamamos de "Empada de Três Pingos". Geralmente é recheada com peito de frango desfiado + milho verde + cenoura em cubinhos. Ou então com escarola refogada no alho + ovo cozido + rodelas de tomate.

Eu queria alguma coisa com uma cara mais italiana e ingredientes descomplicados. Uma versão mais leve e sem carne. Resolvi arriscar com tomate cereja + azeitonas + cebola roxa. A combinação ficou interessante, o que fez o feriado cinzento passar depressa e valer a pena. As quantidades abaixo servem 2 a 3 pessoas:

Para o recheio:
- 25 tomates cereja, cortados em 4.
- 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço.
- 1 cebola roxa grande, cortada em rodelas bem finas.
- um punhado de parmigiano ralado.
- Alecrim fresco.

Para a massa:
- 10 colheres de sopa de farinha de trigo.
- 1 xícara de leite.
- 5 ovos
- 3/4 de xícara de azeite de oliva.
- 1 colher de sopa de fermento em pó.
- 3 colheres de sopa de parmigiano ralado.
- 1 colher de café de sal.

Prepare assim:
primeiro corte todos os ingredientes. Unte um refratário médio com azeite e farinha de trigo. Bata todos os ingredientes da massa no liqüidificador.

Misture os tomates e as azeitonas e coloque no refratário. Cubra com a massa. Sobre a massa, disponha os anéis de cebola, depois as folhas de alecrim fresco, a gosto, e por último o parmigiano ralado, a gosto.

Leve ao forno pré-aquecido a 220-180°C. Estará pronto quando a massa crescer bem e estiver bem dourada (mais ou menos 30 minutos, depende do forno).

Hoje servimos com uma boa salada verde e um pinot noir leve. Em seguida, a Gabi preparou uma sobremesa que não fazíamos há mais de um ano. Deliciosa e bem calórica. Própria para um dia frio. Ficou curioso? leia o post de amanhã.

Nenhum comentário: