quarta-feira, 23 de abril de 2008

Num é só nu Sanjuão.


Aqui no condomínio temos três araucárias, plantadas lado a lado. Além de abrigarem duas casinhas de João-de-Barro, lá pelo final do outono elas me presenteiam com muitos pinhões, macios e graúdos. Meus vizinhos parecem não ligar para as sementes, que vão caindo no gramado pouco a pouco e diariamente. Melhor para mim, que fico com toda a “colheita”.

Tradicionalmente, aqui no Sudeste, comemos pinhão cozido em água e sal. Lá no interior de Santa Catarina, é comum reunir os amigos e fazer um “sapeco de pinhão”: ateia-se fogo num monte de palhas secas da araucária, deixando os pinhões tostar nesta fogueira, que se extingue em alguns minutos. Já no interior do Paraná, o pessoal gosta de assar as sementes na chapa do fogão a lenha. E a mãe de um conhecido meu, bem velhinha, filha de imigrantes italianos, faz spaghetti de pinhão (a massa, não o molho)...ou seja, pinhão não é só comida de festa junina; pode ser apreciado de várias maneiras.

Para aproveitar a primeira parte safra deste ano, preparei esta sopa, receita paranaense, que dá um baita trabalho (descascar 450g de pinhão!!!). O resultado vale o sacrifício.

Sopa de Pinhão

Ingredientes:

- 400g de pinhões cozidos e descascados.
- 50g de pinhões cozidos, descascados e fatiados em rodelinhas.
- 1 cenoura cortada em cubinhos de aproximadamente 0,5cm.
- 150g de toucinho picado em cubinhos.
- 2 litros de caldo de carne, aproximadamente.
- 1 punhado de salsinha picada.
- Sal o quanto baste

Modo de preparo:

1. No liquidificador, bata 400g de pinhão com o caldo de carne (quantidade necessária para que o líquido fique cremoso). Reserve.
2. Em uma panela grande, frite o bacon até que esteja bem torrado. Retire o excesso de gordura e acrescente a cenoura, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 5 minutos ou até que comece a ficar macia.
3. Acrescente os pinhões em rodela e mexa por mais 2 minutos.
4. Acrescente os pinhões batidos no liquidificador. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Acerte o sal e finalize com a salsinha picada.

Nenhum comentário: