quarta-feira, 9 de julho de 2008

Bagunça num colégio britânico


Uma instituição fundada em 1440 por Henrique VI para educar meninos órfãos e pobres. Paradoxalmente, virou um dos ícones da aristocracia inglesa. Escola de reis, nobres e milionários. E de políticos importantes (18 primeiros-ministros!), intelectuais e cientistas famosos. Tive um ex-chefe-novo-rico que a muito custo conseguiu mandar o filho pra lá. O moleque não durou nem um ano. Eton, definitivamente, não é para plebeus.

Gente importante à parte, costumo dizer que o maior legado do colégio para a humanidade foi, no amplo sentido da palavra, uma simples sobremesa conhecida como Eton Mess. A lenda diz que o doce foi inventado por um labrador. O cachorro resolveu chafurdar num pote de morangos com creme que a mãe de um dos alunos levava em uma cesta de piquenique durante um dia de visita aos internos. Estava criada uma das iguarias mais famosas da Inglaterra.

Facílima de fazer – basta misturar morangos maduros, creme batido e suspiros – a receita permite muitas variações. Apresento aqui a minha, que leva um tiquinho de licor e raspas de laranja. É um grande quebra galho nos momentos em que preciso de uma sobremesa rápida e descomplicada. Como não tenho um labrador, sou eu mesmo quem faz a mistura e mexe a tigela... usando uma colher, que fique bem claro.

Eton Mess – a minha versão

Ingredientes:

- 600g de morango picado grosseiramente em rodelas.
- 3 colheres de sopa de açúcar baunilhado.
- 80ml de licor Curaçao (pode-se usar Cointreau ou Mandarinetto – se preferir este último, use raspas de tangerina).
- Raspas da casca de meia laranja.
- 100g de suspiros.
- 250ml de creme de leite fresco, bem gelado.

Modo de preparo:

1. Numa tigela, misture os morangos, o licor, as raspas de laranja e 1 colher de açúcar baunilhado. Deixe marinar por pelo menos meia hora, mexendo de vez em quando. Reserve umas 2 colheres de sopa para enfeitar.
2. Bata o creme de leite com 2 colheres de açúcar baunilhado no ponto de Chantilly. Reserve na geladeira.
3. Esmague grosseiramente os suspiros. Reserve umas 2 colheres de sopa para enfeitar.
4. Pouco antes de servir, misture os morangos, o suspiro e o creme numa tigela. Finalize espalhando um pouco do morango picado e dos suspiros sobre a sobremesa.

4 comentários:

clau disse...

...ah!
Que coisa legal que vc fez!
Deu valor històrico aos morangos assim, que eu faço, esporadicamente.
Sim, é calorica. Mas facil e muito boa. E, qdo é assim, basta comer menos, n'é verdade...?
Se bem, que a minha versao favorita seja aquela com aceto balsamico.
Digo: aqueles xaroposos, de no minimo 7 anos,que eu uso um de 15.
Mas agradeço seu esclarecimento, pq gosto sempre de ter informaçoes sobre as coisas com que divido meu tempo e a minha atençao, quotidianas.
Um abraço!

Paula Amanda disse...

Muito interessante!!!! Na minha família se chama merengue de morangos!!!!! Não pode faltar na época da fruta! A receita é bem igual, uma vez assei um suspirão numa assadeira redonda, abri ele no meio (igual bolo) e coloquei o morango e o chantilly como se fosse o recheio, ficou lindo!

Anônimo disse...

Rogério,

Ainda bem que você usou colher....

Estou te escrevendo para te avisar sobre um site português que descobri por acaso (acho que foi através do caderno Paladar). O site é: www.cozinhasdomundo.com.

O objetivo deles é congregar sites sobre gastronomia, enologia etc. Todos em Português. Achei o máximo, inclusive você pode (e deve) se cadastrar e fazer parte dessa comunidade.

Abração,

Marcel

Rogério disse...

Clau, legal que você gostou. Eu tenho uma receita de morangos com balsâmico, pimenta do reino, etc. que comi uma vez no Uruguay. Muito gostosa. Logo, logo vou postar por aqui. E este balsâmico de 15 anos hein? Você conseguiu em Módena?

Paula, minha mãe também fazia morangos com suspiro e chantilly quando éramos crianças. Ás vezes substituíamos o suspiro por um pudim de claras, com um segredo: para cada clara uma colher de café de fécula de batata, o que dá ao pudim uma consistência muito interessante...Só recentemente é que eu descobri, numa viagem à Inglaterra, que a sobremesa da mamãe por lá chama-se Eton mess!

Fala Marcel! Legal a dica. Obrigado!