Mais uma harmonização virtual, a oitava, promovida pelo Gourmandise e pelo Le Vin Au Blog. Desta vez com uma recomendação de café feita pelo Espressa-mente.
Apesar do “forfait” do nosso convidado da noite – chovia muito em S. Paulo naquela 6ª. Feira – eu e a Gabi aproveitamos muito o jantar. Prato delicioso e vinho idem:
A receita sugerida:
foi a primeira vez que fiz um ragu de carne sem tomates (ragu de carne é redundância? Quem souber me avise.). Preparei o fundo de legumes na véspera e, no dia do jantar, cozinhei o ragu em fogo bem brando, por umas 3 horas. Foi tempo mais do que suficiente para que as cebolas desmanchassem por completo, tornando o molho muito cremoso. A canela deu um toque diferente e especial ao prato. Como não encontrei polenta bramata, utilizei semolina de milho.
Polenta com ragu de músculo (4 porções):
Ingredientes - Fundo de legumes:
- 200g de cenoura brunoise
- 200g de salsão brunoise
- 400g de cebola brunoise
- 2 dentes de alho esmagados
- 10 grãos de pimenta do reino
- 1 folha de louro
- talos de salsa
- 1L500ml de água
Cozinhe tudo em fogo baixo por 40 minutos à 1h. Amorne e coe, desprezando os legumes. Reserve o líquido.
Ingredientes - Ragu de músculo:
- 500g de músculo limpo em cubos grandes
- 2 cebolas roxas brunoise
- 2 dentes de alho picados
- ¼ tsp de canela em pó
- 50g de bacon brunoise (use a parte com mais carne e menos gordura)
- fundo de legumes (quanto baste) quente
- sal
- pimenta do reino
- óleo de milho ou girassol
Modo de Preparo – Ragu de Músculo:
Doure o bacon em óleo, doure a carne (em porções – reserve em um pote). Refogue a cebola e o alho no óleo residual da carne. Volte a carne à panela, acrescente algumas conchas de fundo de legumes quente. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 2h30-3h30. Pode-se fazer em panela de pressão, mas a textura da carne não será a mesma (a pressão não amacia e sim arrebenta as fibras da carne). O seu tempo disponível definirá a sua cocção.
Na metade da cocção, una sal, pimenta do reino moída na hora e canela. Acrescente fundo quente conforme evaporar.
A carne deve ficar tenra e o caldo bem reduzido (como um molho).
Ingredientes - Polenta:
- 250g de polenta bramata
- 500g de fundo de legumes (vide receita)
- 500g de leite integral
- sal
- 50g de manteiga
Modo de Preparo - Polenta:
Leve tudo ao fogo, mexendo com fouet para não empelotar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos. Sirva imediatamente.
Montagem:
Disponha a polenta nos pratos e coloque o ragu por cima.
A bebida sugerida:
- Salton Desejo 2005. Merlot.
- Vinhos Salton S.A., Tuiuty, Bento Gonçalves, RS, Brasil.
Violáceo, muito intenso. Aromas de madeira, especiarias, chocolate-baunilha (ou melhor, manteiga de cacau), muitas frutas escuras. Elegante e bem resolvido na boca, corpo médio, frutado-tostado, acidez equilibrada e boa permanência. Delícia. R$ 63,00.
A Harmonização:
A combinação de ragu + carne é clássica. Temperar com canela para mim foi inovação. Muito acertada pois o tempero ressaltou os aromas de especiarias e, principalmente de “manteiga de cacau”/baunilha do vinho. Uma harmonização que funcionou muito bem, na minha opinião. O Salton Desejo 2008 foi uma excelente surpresa. Gostei mesmo. E confesso publicamente o preconceito (ou ignorância?) que tinha com relação a vinhos nacionais. Já havia provado alguns bastante corretos, mas nenhum que realmente me impressionasse. Ou que apresentasse uma boa relação custo x benefício. Este vinho quebrou paradigmas.
O Café:
Comprei o café indicado, mas já era bem tarde e resolvemos não tomar café naquela noite (Evitar café para que se possa dormir a noite toda: é aí que a gente vê que está ficando velho...). Prometo comentários ainda nesta semana.
Os Blogs que participaram:
Gourmandise, Le Vin Au Blog, Espressa-mente, Bons de Garfo e Enoteca
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Gosto deste rótulo, mas o meu nacional preferido ainda é o Talento 2002!
Pelo que sei, "ragu" vem do termo "ragoût". Na Itália referem-se ao ragu, com um cozido de carne, na França, um cozido de longa preparação que pode ou não ser à base de carne.
bjo,
Nina.
Que maravilha de polenta...Jé fiz com ragu de fraldinha. Mas vc tirar foto da passgeira....ela não disse nada???? Grande beijo e adorei te espaço.
Carol, minha vó fazia uma fraldinha na panela de pressão que ficava deliciosa...você me fez voltar no tempo agora.
Quanto à Japa do metrô...ela ficou meio contrariada sim. Porque sem querer o flash da máquina disparou. Fiz cara de paisagem e fingi que não era comigo...
beijo
Rogério
Estou lendo o post dos participantes dessa harmonização.
No seu, fiquei com uma curiosidade: o que é "brunoise", que aparece em repetidos ingredientes?
Beiojos e obrigada,
Elena sem H
Elena,
Brunoise é uma técnica francesa para o corte de legumes, que geralmente serão utilizados na preparação de molhos e caldos. Apesar do nome complicado, trata-se apenas de cortar os legumes em cubos de mais ou menos 0,5cm.
Beijo
Rogério
Postar um comentário