terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pizza de frigideira

Um tombo de bicicleta. Nariz sangrando, um arranhão no joelho. Saio mais cedo do escritório para consolar o filhote "acidentado" com um de seus pratos preferidos: pizza de frigideira.

Não me lembro de onde copiei a receita...já faz tempo... acho que da Revista Gula. Toda vez que a preparamos por aqui é uma farra. Eu e o David gostamos de fazer a massa juntos. Enquanto ele lê a receita vou colocando tudo na tigela e misturando. Ele se encarrega de "sovar". E essa é uma das melhores partes do processo. Depois, arrumamos os ingredientes do recheio sobre a bancada. Abrimos a massa em discos e começamos a "brincar de pizzaria". É legal inventar coberturas diferentes, testar combinações doces e salgadas. O Lucas, por enquanto, se limita a assistir, dar palpites e comer. Sempre com a mão, que é mais gostoso!

São Paulo tem as melhores pizzarias do mundo. A nossa preferida é esta (o 4o. parágrafo do texto é sobre nós). Porém, em se tratando de diversão gourmet, nada se compara à bagunça que fazemos nos dias em que nos transformamos em "Pai-e-filhos-pizzaiolos". Bagunça que, aliás, cura qualquer tipo de arranhão.




Pizza de Frigideira

Ingredientes:

- 02 tabletes de fermento para pão (30g).
- 01 lata de cerveja tipo pilsen.
- cerca de 1/2kg de farinha de trigo.
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva.
- 1 colher de sobremesa de sal.

-1 colher de sopa de açúcar.
- Para o recheio: molho de tomates (na pressa costumo usar o caldo dos "pomodori pelatti" em lata), muzzarella, orégano, manjericão, tomate, cebola...siga sua imaginação e recheie com o que gostar!

Modo de Preparo:

1. Dissolva o fermento em um pouco da cerveja e então acrescente o azeite, o sal, aos poucos, a farinha, dando o ponto da massa.
2. Sove por cerca de 5 minutos.
3. Deixe a massa descansando até dobrar de volume.
4. Numa superfície enfarinhada, abra a massa em círculos, de acordo com o tamanho da frigideira.
5. Aqueça a frigideira e então "frite" levemente a pizza de um lado. Vire e comece a montar o recheio: molho de tomates, muzzarella, etc.
6. Tampe a frigideira até que o queijo derreta e a massa esteja levemente torrada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não há pizza melhor que aquela que nós fazemos. Sobretudo com ajudantes desses!
Cá em casa deixámos de encomendar pizza ou comprar no supermercado: só pizza caseira. A mudança foi sem dúvida para melhor!
De frigideira nunca experimentei, mas tem ar de ser uma delícia!

Beijo e as melhoras para o filhote!
Mariana

Gourmandisebrasil disse...

Tenho os dois joelhos remendados - memória da infância. Meus pais me consolavam com sorvete. Tenho uma frigideira idêntica!
bjo