terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Alfarrábios III - Fim da Procura!


40 anos hoje. Pensei em escrever sobre minha “mid-life crisis”. Pensei em fazer um balanço da vida até aqui. Concluí que não caberia neste espaço; ficaria muito chato, desinteressante. Cheguei a decidir não escrever nada a respeito. Afinal, sou daqueles que nunca ligou para aniversário. Na verdade, às vezes eu até esqueço do dia 10 de fevereiro. Tive uma colega que gostava tanto, mas tanto de seu aniversário que começava a planejar a festa com dois meses de antecedência. Eu não sou assim. Eu não dou a mínima. Tem gente que me acha estranho por causa disso (minha mãe diz que eu tenho que tratar isto na terapia... quem me conhece sabe que postar sobre meu aniversário já significa um grande avanço).

Mas hoje aconteceu algo que preciso registrar aqui. Há uns vinte anos que procuro dois livros que marcaram minha infância. Basta ver um sebo que não resisto entrar e perguntar por eles. Já passei horas no Google, visitei comunidades no Orkut, falei com ex-professoras... De tempos em tempos, de forma recorrente, vem a vontade de ver e ler estes dois livros de novo. E aí retomo a procura, sempre sem sucesso.

E hoje, acho que por causa desta data simbólica, resolvi procurar de novo. Sem muitas expectativas, fui outra vez ao google, digitei "sebos on-line" e encontrei este site. Para minha surpresa e como presente de aniversário, lá estavam os dois livros: “Pingo” e “Aprenda Física Brincando”. Viva, viva!!!

“Pingo”, de Maria Clara Machado, conta a história de um cavalinho que aprende a saltar. Foi o primeiro livro que li e por isto é tão importante para mim. Ainda me lembro da sensação de “ler um livro inteirinho” e como isto foi gratificante. Acho que vem daí a minha paixão por cavalos, principalmente os de salto e adestramento clássico.

O Segundo livro, “Aprenda Física Brincando” de J. Perelmann, é um tijolo de mais de quinhentas páginas que devorei aos 9 anos de idade. Perelmann destrincha de forma didática e divertida todos os complicômetros da Física. E ainda por cima propõe experiências fáceis que parecem mais brincadeira do que ciência. Faz perguntas como “Por que objetos pontiagudos picam?”, “Por que o gelo é escorregadio” e “Pode-se ferver a água na neve?” Ou seja, usa a curiosidade como alavanca para a compreensão dos fenômenos físicos.

“Aprenda Física Brincando” já está aqui comigo, como vocês podem ver na foto acima. Será devorado novamente. “Pingo” chega amanhã de Curitiba, por SEDEX. Este foi o presente que eu me dei, no dia dos 40: voltar no tempo uns 30 anos e por alguns segundos me sentir moleque de novo.

4 comentários:

Bonsdegarfo disse...

Ótimo presente!
Feliz aniversário!
Beijos e abraços! :)

Rogério disse...

Obrigado!
Grande abraço!
Rogério

Anônimo disse...

Rogério,

Embora atrasado, muitas felicidades, saúde e sucesso.

Um garnde abraço meu e da Bete.

Marcel

Lete´s do it! disse...

A ternura dos 40!É um posto,... dizem!!
Esse livro de física parece bem interessante... na net? Hummm...