domingo, 13 de julho de 2008

Ovos de Codorna à Provençal

Dia desses engatei num bate-papo sobre comida gostosa com a Flávia e a Ruth: café da manhã na Inglaterra, ovos com back bacon, baked beans e mergez sausage – Flávia acabara de voltar de umas férias em Londres. O sucesso dos figos com mascarpone (deste post). Manteigas temperadas e um dos pratos preferidos da Ruth, do qual eu nunca havia ouvido falar: ovos de codorna à provençal. Como assim?!?

Ruth me explicou que é muito simples. Em tese, a mesma forma de preparo dos escargots à provençal. Você pega aquela “travessinha” (ou seria tigelinha, bandejinha, escargotzeira? Sei lá...na dúvida, veja a foto) de servir escargots e coloca a manteiga temperada em cada “nicho”. Depois quebra em um ovo de codorna sobre cada montinho de manteiga. E leva ao forno até os ovos estarem cozidos e a manteiga borbulhando. Ela contou que gosta tanto que, quando vai ao Freddy, come uma porção como entrada e mais outra como prato principal.

É claro que a esta altura o bicho da curiosidade já havia me mordido. Fui atrás das tais “bandejinhas”, que acabei encontrando na Spicy. Caras, R$ 78.00 cada uma, mas muito charmosas. Sem encontrar detalhes de preparo na Internet, parti para a intuição, na hora de fazer a receita. Ruth tinha razão. É comida simples e chique – como, aliás, são a Ruth e a Flávia.


Ovos de Codorna à Provençal (porção individual)

Ingredientes:

- 6 ovos de codorna.
- 25g de manteiga.
- 1 colher de sopa de salsinha fresca bem picada e mais uma pitada para enfeitar.
- 1 dente de alho grande espremido.
- 1 boa pitada de sal.
- Baguette bem crocante para acompanhar.

Modo de Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 220°C.
2. Misture a manteiga com o alho, a salsinha e o sal.
3. Coloque cerca de 1 colher de chá de manteiga dentro de cada “nicho” da travessa para escargots.
4. Quebre um ovo em cada “nicho”, sobre a manteiga.
5. Leve ao forno por cerca de 5 a 10 minutos, até que as claras coagulem, os ovos cresçam um pouco e a manteiga comece a “vazar”.
6. Retire do forno, enfeite com uma pitada de salsinha picada e sirva imediatamente, acompanhado de fatias de baguette (é uma delícia mergulhar as fatias de baguette na manteiga derretida que sobra!).

4 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Mas assim fica é chic! E eu fazendo no ramekin com uns quatro ovinhos...
bjo,
Nina.

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Esta me deu muita vontade...será que dá para adaptar em outro recipiente?
Amei...vou fazer.
Beijos

ps: viu que coloquei sua focaccia com atraso lá né? desculpe

Rogério disse...

Nina, curiosidade: a sua receita você faz assim mesmo como eu fiz? Alguma dica interessante. Porque esta eu fiz meio de orelhada...

Fer, dá para fazer em ramekins ou então no menor recipiente de porcelana que você encontrar...que tal uma xicrinha de café? Ficaria charmoso: 2 ovinnhos de codorna na xícara. E no pires você coloca a colherinha e uma fatia de baguette...Quanto à focaccia:imaginei mesmo que você estava sem poder acessar a net. Da próxima vez pode deixar farei tudo dentro do prazo.

Beijos
Rogério

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Vou tentar em outro recipiente e depois te falo...obrigada por entender o ocorrido no caso da focaccia.
Beijos