terça-feira, 11 de março de 2008

Aprendiz IV - Vinho com o que ?!?!


Jiló. Jiló com curry!

Não dá para descrever a cara de espanto da Bete e do David quando cheguei à loja pedindo um vinho para combinar com a receita que vi ontem no "Come-se". Como a princípio eu queria um vinho branco, a primeira sugestão foi um Gewuztraminer. Infelizmente não havia nenhum em estoque. Daí em diante foi uma seqüência de suposições. Passamos por Syrahs, Cabernets e afins. Pesquisas no google...que vinho combinaria com curry, afinal? Nenhuma pista. E por que um prato tão exótico e diferente? Porque se fosse um "boeuf bourguignon" não teria a mínima graça! Na combinação inusitada é que estava o desafio.

Por fim, Bete sugeriu um espumante, o mais encorpado possível. O raciocínio foi o seguinte: na pior das hípóteses, a refrescância do espumante equilibraria a ardência do curry. Escolhemos o "Margot Extra Brut", argentino de Mendoza.

Quer saber? A combinação não ficou lá estas maravilhas. Mas também não foi desastrosa. Valeu a experiência. Em tempo: sugestões são bem-vindas...

P.S. Fiz o curry de jiló tal qual a receita da Neide Rigo, acompanhado de arroz jasmin. Continuo amando jiló. Com curry ou com angú...

- Margot Blanc de Noirs Extra Brut - espumante, método Champenoise
- Bodegas Margot - Mendoza, Argentina.
- Chardonay / Syrah.
Cor amarelo, quase pêssego. Aroma de Peras, casca de laranja seca, pão. Encorpado. Na boca frutas amarelas, floral, equilibrado, agradável. Gostei.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também amo jiló e era minha única encomenda (minto, farinha de mandioca para a farofa também) quando morava na Argentina. Tem uma receita do restaurante Xopotó de BH, o jiló em pedaços gordos, partido em quatro, murchado na frigideira com azeite e umas lascas grossas de parmigiano por cima.
Vinho: um austríaco da uva Gruner Veltliner...Mas o Gewurtz era boa idéia, os do Zind-Humbrecht...nham!

Gourmandisebrasil disse...

Posso sugerir um rieling?Normalmente com a cozinha asiática em geral, esta uva vai bem. Mas o excesso de de picância dos pratos realmente compromete qqr tentativa de harmonização.
Quem sabe uma cerveja? Alguma leve, com boa acidez, tipo Hoegaarden Witbier-Bière blanche (ela está com um preço no Brasil).
abs,
Nina.

Anônimo disse...

Para balancear o curry, bem como outras especiarias típicas da cozinha asiática, uma boa opção seria experimentar um rosé (Los Cardos Rosé de Malbec)ou um sauvignon blanc (Santa Rita Floresta Leyda). Com um pouquinho mais de estrutura e com bastante refrescância e acidez, acho que daria para o ' samba'. De toda forma, acho que valeu a experiência e fica arecomendação para próxima.

Abração.