sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Arroz Integral com Espinafre e Tomates-Cereja

Semana passada a Gabi e as crianças ainda estavam na praia. Fiquei só, aqui em São Paulo, trabalhando. Não foi de todo mal. Consegui assistir a alguns filmes que há tempos queria ver, aproveitei o “alvará” para jantar com amigos e mexi um bocado no conteúdo do “amusebouche.com.br” que pretendo colocar no ar em breve. Também pude fazer algumas “experiências” culinárias. Dentre as que deram certo, está esta combinação com arroz integral.

Gosto muito de arroz integral. Se pudesse, comia todo dia. Prefiro o tipo cateto, de grãos arredondados e sabor que lembra nozes. O da marca “Mãe Terra” tem alguns grãos avermelhados que dão ao prato uma apresentação interessante. Nunca uso o parboilizado da “Uncle Bens” do tipo agulha. Apesar de ser integral não tem gosto de nada.

Tem gente que acha complicado preparar, porque arroz integral demora a cozinhar. Ganho tempo usando sempre a panela de pressão. Preparo geralmente uma porção para 2 pessoas (= 1 copo de requeijão, cheio) que leva 30 minutos para ficar pronta. Neste meio tempo, dá pra preparar uma salada, colocar a mesa e também tomar uns goles de vinho...afinal, ninguém é ferro. Para fazer um arroz integral “simples”, apenas temperado com alho e sal, você pode seguir o modo de preparo da etapa 3 até a etapa 8.

Pensei em usar curry nesta receita. Porém, por ser uma mistura de temperos marcante, achei que o sabor do arroz ia ficar mascarado. Resolvi misturar canela e cominho, o que acabou combinando bem com o espinafre e os tomates, mantendo ainda um toque oriental. Surgiu assim mais um prato para me ajudar a por em prática minha resolução de ano novo 2008!

Ingredientes:

- 200g (1 copo de requeijão) de arroz integral tipo cateto.
- 500ml (2 copos de requeijão) de água fervente.
- 1 colher de sopa de manteiga.
- 2 dentes de alho descascados e espremidos.
- 2 xícaras de folhas de espinafre.
- 15 tomates-cereja cortados em 4 gomos.
- 1 colher de café de canela em pó.
- 1 colher de café de cominho em pó.
- Sal a gosto.

Modo de preparo:

1. Separe as folhas do espinafre e lave-as. Reserve.
2. Lave os tomates e corte cada um em 4 gomos. Reserve.
3. Lave o arroz integral e deixe escorrer bem.
4. Coloque a panela de pressão no fogo alto, sem a tampa. Quando a panela aquecer, acrescente o arroz e mexa de vez em quanto com uma colher de pau.
5. Depois de alguns minutos, o arroz vai começar a “pipocar”. Neste momento, acrescente a manteiga e o alho. Misture e refogue por um minuto, sem deixar o alho queimar.
6. Acrescente a água fervente e tampe a panela de pressão.
7. Quando a válvula da panela começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Após este período, desligue o fogo e espere a panela perder a pressão (aproximadamente 10 minutos. Você saberá quando mexer na válvula e não sair vapor algum).
8. Abra a panela e acerte o sal, misturando o arroz, que ainda deve estar bem quente.
9. Acenda o fogo bem baixo, acrescente a canela em pó, o cominho e o espinafre. Misture até espinafre “murchar” um pouco.
10. Acrescente os tomates cortados, misture e sirva.

Nenhum comentário: