sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ultimate Frozen Yogurt da Ana Elisa!

Dez! Esta receita veio do blog La Cucinetta e faz jus ao título do post. Facílimo de fazer, desde que você tenha uma sorveteira (um apetrecho que nestes dias de verão tenho achado imprescindível). Adaptei apenas a quantidade de açúcar. Ou melhor, coloquei um pouco mais de iogurte porque queria um frozen um pouco menos doce.

Exceto pela quantidade de iogurte, fiz como a Ana Elisa ensinou. Misturei 1000g de iogurte natural com ½ xícara de açúcar, 2 pitadas de sal e 1 colher de chá de essência de baunilha. Deixei na geladeira por 1 hora e depois levei à sorveteira até tomar consistência. Coloquei num pote de sorvete e deixei no freezer até o dia seguinte.

Queria servir com uma calda de jabuticaba. Procurei em 2 frutarias perto de casa mas não encontrei. Resolvi substituir por calda de cerejas frescas: descarocei 300g de cerejas chilenas extra-grandes (muito fácil, é só usar o descaroçador de azeitonas!). Então, levei-as ao fogo em uma panela pequena com 150g de açúcar e 150ml de água. Deixei cozinhado em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos e despejei as cerejas ainda quentes sobre o frozen yogurt. Atenção: não espere desta calda o sabor artificial de maraschino...ela tem gosto frutado, natural e combinou muito bem com o sorvete. Leve, refrescante, perfeito!

2 comentários:

Ana Elisa Granziera disse...

Que bom que você gostou!!
Sabe que acho que faz a maior diferença usar açúcar branco ou orgânico: a 1/2 xícara do orgânico não fica com aquele doce-químico forte do açúcar comum. (Quer dizer, imagino que você tenha usado açúcar refinado, por isso tenha ficado doce).

Beijos!

Anônimo disse...

Pois é, Ana, usei mesmo o açúcar comum. Da próxima vez vou usar o orgânico e lhe conto.
Beijo!