terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Aprendiz III - St. Pierre no papillote com Purée de Ervilhas(para acompanhar vinho rosé)


A idéia veio do Chucrute com Salsicha. Na verdade, copiei descaradamente, exceto pelo tipo de peixe. Como não temos halibuts disponíveis no Brasil, utilizei filés de St. Pierre. E preparei no papel alumínio(papillote). No Purê de Ervilhas do mesmo site, não mudei nada. Fiz também umas batatinhas ao murro, bem simples, para acompanhar. Tudo isto para tentar harmonizar com um Corbières Rosé que foi indicado pelo caderno Paladar do Estadão.

A receita deu mais certo do que eu esperava. Ficou mesmo uma delícia. E a combinação do aroma de círticos do peixe com as frutas vermelhas do vinho foi muito boa. Um "levantou a bola" do outro.

Obviamente, como bom aprendiz, dei uma olhada no meu "Larrousse do Vinho" para entender um pouco mais sobre a região de Corbières. Uma 3a. feira sem grandes perspectivas, mas com um ótimo jantar!
Vinho:
- Domaine des Blanquières 2006 - Rosé
- Societé Cooperative de Névian - Corbières, França
- 70% Grenache / 20% Syrah / 10% Cinsault
Cor rosé intensa, quase avermelhada. Aroma de morangos (talvez framboesa?), bem equilibrado. Gostoso e refrescante na boca.
Curiosidade:achei aqui uma entrevista de Rogerio Rebouças com Sophia Pujol, Diretora da Cave de Névian. Ela conta que o vinho tem o nome de "Blanquières" por causa das pedras brancas que existem na região...

5 comentários:

Unknown disse...

Rogério,
Achei bem interessante sua sugestão. Como também sou um aprendiz, ainda não adquiri o costume de consumir vinho rosé.
Quando te encotrar solicitarei detalhes deste prato e me aventurarei na combinação.
Um abraço

Luciana Macêdo disse...

Peixes são sempre bem vindos na minha mesa e este parece bem apetitoso.

Fer Guimaraes Rosa disse...

oi Rogério,
Agora estou no blog certo!
Prazer em conhece-lo.
Seu prato ficou bacana, sem falar que voce harmonizou com um vinho. Eu ainda nao cheguei nesse nivel. Sou bem ignora com relacao a vinhos, estou tentando aprender o basico dos basicos ainda.

um abraco! :-)

Rogério disse...

Marco - na 6a. feira conto pessoalmente os detalhes. Do prato e do vinho. Você vai gostar.

Luciana - pode ir em frente com esta receita que vale a pena. Mérito do Chucrute com Salsicha.

Beijos
Rogério

Rogério disse...

Fê, na verdade estou tentanto aprender a harmonizar...um dia chego lá. Tanto o peixe quanto o purê fizeram um baita sucesso aqui em casa! Obrigado pela dica!
abraços
Rogério